Evento formativo vai receber o neto do escritor Graciliano Ramos entre os 6 palestrantes convidados. Inscrições começam no dia 29 de abril.
Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
15/04/201910:02- atualizado às 08:28 em 31/05/2019
O Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo realiza nos dias 14 e 15 de maio a primeira edição de seu simpósio de literatura. Com a temática “Mediação de Leitura: livro, leitura e leitor”, o encontro gratuito composto por seis palestras traz entre seus convidados Ricardo Ramos Filho, neto do escritor Graciliano Ramos, e será realizado no Centro Cultural FIESP, na avenida Paulista. As inscrições para público em geral podem ser feitas entre os dias 29 de abril a 10 de maio no sistema de reservas de ingressos MEU SESI.
A partir das discussões propostas pelos especialistas convidados, o intuito é contribuir na capacitação de profissionais para o ofício de mediação de leitura, incentivando o desenvolvimento de projetos que visem a ampliação dessa atividade, a formação de leitores e de pontos de leitura. O evento é voltado a educadores, mediadores e agentes culturais, bibliotecários e estudantes dos cursos de Biblioteconomia, Letras e Pedagogia. É possível participar de apenas um dia de simpósio. Interessados nas duas datas devem reservar ingressos para cada uma delas. O SESI-SP concede certificado de participação. Confira a seguir mais detalhes da programação.
No dia 14 de maio, o evento acontece no período vespertino, das 14h às 17h30. Na primeira palestra programada, haverá explanação sobre como fomentar, qualificar e habilitar mediadores para atuação em diversos equipamentos culturais: bibliotecas, salas de leitura, espaços públicos, centros culturais, entre outros. A responsável pelo conteúdo é a professora e coordenadora nas Faculdades Integradas Campos Salles, dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e Mediação de Leitura, Luci Ana Santos da Cunha.
Ainda na terça-feira (14), a docente e bibliotecária Maria Cristina Palhares orienta os participantes sobre as diferentes formas de fazer mediação de leitura de acordo com o público e tipos de biblioteca, como as escolares, universitárias, comunitárias, públicas e sociais. As autoras do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre leitura literária (Panda Books), Josca Ailine Baroukh e Ana Carolina Carvalho, fecham o dia de palestras com a temática “Leitura e infância”.
No dia 15 de maio, das 9h às 12h45, enquanto a professora do Curso de Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP), Ana Amália Alves da Silva, fala sobre mediação para o público adolescente, o escritor, professor de literatura e roteirista Ricardo Ramos Filho, traz seu ponto de vista sobre o papel do educador em sala de aula nesse contexto.
A palestra do professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lent, sobre “Rede neural da Leitura” fecha o simpósio. O especialista vai discorrer sobre a neuroplasticidade do cérebro humano - capacidade de modificação do sistema nervoso em resposta a novas experiências, como as provocadas pela leitura, por exemplo.
Ao final da última palestra de cada dia, os participantes poderão adquirir os livros e obter o autógrafo dos escritores/palestrantes presentes no evento.
Hermes Talles dos Santos, da Faculdade de Educação SESI-SP (FASESP)
Luci Ana Santos da Cunha – Faculdades Campos Salles
Maria Cristina Palhares – UNIFAI
Intervenção artística | 16h15 às 16h30
Josca Ailine Baroukh e Ana Carolina Carvalho – Editora PandaBooks
Hermes Talles dos Santos – Faculdade de Educação SESI-SP - FASESP
Leitura literária e adolescência | 9h15 às 10h15
Ana Amália Alves da Silva - Faculdade de Educação SESI-SP - FASESP
Ricardo Ramos Filho – FMU
Intervenção artística | 11h15 às 11h30
Roberto Lent – Editora Atheneu
Hermes Talles dos Santos - Faculdade de Educação SESI-SP – FASESP