A mostra acontece no Centro Cultural Fiesp com o período expositivo de 12 de outubro de 2023 até 14 de janeiro de 2024
Por: Klevien Arcenio, comunicação Sesi-SP
18/10/202317:53- atualizado às 11:58 em 18/01/2024
A ocupação Rios e Ruas tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a presença dos cursos d’água existentes em São Paulo. A mostra é interativa e oferece diferentes perspectivas sobre a relação entre a cidade e a natureza.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Harmonia Educação e Sustentabilidade, o Instituto Casa D’Água e o Estúdio Curva. A exposição contará com instalações gratuitas e acessíveis que convidarão os visitantes a ver a cidade de São Paulo por uma nova perspectiva, revelando a presença dos rios sob o tecido urbano. A mostra é composta por três instalações:
- Cartografia dos Sentidos: um mapa gigante da cidade, sobre o qual os visitantes podem caminhar, e que revela a presença dos rios ocultos pelo crescimento urbano.
- Mostra Digital/Cubo: um cubo de LED que exibe um vídeo sobre a história dos rios de São Paulo e suas implicações para a cidade.
- Galeria Digital FIESP: uma vinheta com o objetivo de encantar quem passar pela Avenida Paulista com a relação entre os meios naturais e urbanos da cidade.
O projeto tem como foco a cidade de São Paulo, uma das maiores da América do Sul, que possui uma extensa rede de rios e córregos que foram amplamente modificados ao longo do século XX para acomodar o crescimento urbano acelerado. Essas intervenções causaram uma série de problemas, incluindo ocupação desordenada, impermeabilização do solo, poluição, enchentes e impactos na qualidade de vida da população.
O objetivo principal é sensibilizar a população sobre a presença desses rios urbanos e promover uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável da cidade.
Por meio da parceria com a Mostra Rios e Ruas, o Sesi-SP reforça seu compromisso com a educação ambiental, a sensibilização da comunidade e a promoção da cultura como uma ferramenta para a transformação social. “Juntos, buscamos inspirar cidadãos a se tornarem agentes de mudança, promovendo a preservação de nossos recursos naturais e a construção de um futuro mais sustentável”, reforçou a gerente executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana”.