O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Instalações sensoriais levam bosque do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) ao Centro Cultural Fiesp

Imagens vão se transformar de acordo com mudanças de temperatura, umidade e sons da cidade. Obras também permitirão interação do público.

Imagens vão se transformar de acordo com mudanças de temperatura, umidade e sons da cidade. Obras também permitirão interação do público.

 Por: Klelvien Arcênio, comunicação Sesi-SP
27/11/202415:40- atualizado às 15:41 em 27/11/2024

A partir de 5 de dezembro, o público pode visitar, gratuitamente, BO(u)SQUE IPT: Tecnologias Digitais – 50 anos impactando a sociedade.

Representação digital de parte da instalação
“BO(u)SQUE IPT: Tecnologias Digitais – 50 anos impactando a sociedade

 

A arte, a ciência e a tecnologia, conectadas para estudar e informar sobre a natureza, vão alterar a paisagem de um dos trechos mais movimentados da Avenida Paulista, em São Paulo. A partir de 05 de dezembro de 2024 até 02 de fevereiro de 2025, o painel de LED da entrada do Centro Cultural Fiesp exibirá imagens de um bosque que se transformará de acordo com as mudanças de temperatura, umidade e sons.

O projeto busca provocar reflexões sobre como a ciência e a arte expandem nossa percepção dos fenômenos naturais, das mudanças climáticas e da urgente necessidade de uma nova relação entre a humanidade e a natureza.

 

Um passeio no bosque

Nessa instalação, o público interage com movimentos e sentidos, e é convidado a participar ativamente, manipulando sons e imagens. Os cantos de pássaros do bosque do IPT compõem a trilha sonora que, assim como o farfalhar de folhas secas, imerge o visitante na obra.   No painel de LED do foyer, é possível conhecer melhor o que está por trás da criação de BO(u)SQUE IPT. Em linguagem acessível e com recursos visuais atraentes, esse painel revelará a conexão entre arte, ciência, natureza e tecnologia por meio de vídeos com depoimentos de artistas, pesquisadores e profissionais envolvidos em todas as etapas do projeto.

 

A instalação pretende promover uma conexão íntima e profunda entre humanos, o mundo digital e o mundo natural, expandindo e transformando a nossa compreensão do universo”, avalia Rejane.

Promover atividades que unem ciência, educação, arte e tecnologia, com livre acesso às pessoas, é o que torna a programação do Centro Cultural Fiesp um diferencial. Reconhecido por seu trabalho de disseminação da arte, da cultura e da educação, o SESI-SP acredita que o conhecimento é o melhor caminho para se construir uma sociedade mais justa, ética, democrática e com oportunidades iguais para todas as pessoas”, afirma Debora Viana, gerente de Cultura da instituição.

 

Saiba mais

 

O IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios. Vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, colabora para o desenvolvimento nacional desde 1899. Com infraestrutura laboratorial de ponta e equipes multidisciplinares altamente capacitadas, atua em quatro grandes áreas: pesquisa, desenvolvimento e inovação; serviços tecnológicos; serviços metrológicos; e educação em tecnologia. Realiza ensaios, análises, calibrações e certificações; monitoramento, inspeção e consultoria para resolução de problemas; e desenvolve produtos e processos. Moderno e interdisciplinar, conta com programas de inovação aberta e de aceleração tecnológica, atendendo desde startups a grandes corporações, apoiando seus negócios com o mapeamento de linhas de fomento e conectando seus desafios com Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) e universidades. 

 


BO(u)SQUE IPT: Tecnologias Digitais – 50 anos impactando a sociedade
Data: 5 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025

 

Funcionamento

- Painéis de LED do Centro Cultural Fiesp: quarta a domingo, 11h às 13h; 15h às 17h; 18h às 20h

- Corredor do piso térreo: quarta a domingo, 10h às 20h

- Foyer do Teatro: quarta a domingo, 10h às 20h, em intervalos de 30 minutos

Endereço: Avenida Paulista, 1313. Em frente à estação Trianon-Masp do metrô

Entrada gratuita

Leia também