Exposição abre para visitação dia 3 de julho, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita. Desvende o futuro da arte na interseção entre computação quântica e inteligência artificial sintética!
Por: Comunicação Sesi-SP
19/06/202411:48- atualizado às 11:45 em 03/09/2024
Com a exposição QUBIT AI, o Centro Cultural Fiesp abre suas portas para uma exploração única das possibilidades criativas emergentes. Sob a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, mergulhe em uma reflexão teórica sobre o papel da arte diante da revolução tecnológica. Não perca esta oportunidade de vislumbrar o encontro entre a vanguarda da ciência e a expressão artística contemporânea, de 3 de julho a 25 de agosto.
img1 >"Cascade" de Marc Vilanova (Espanha) no festival Mois Multi na Espace 400e. Fotografia: Charline Clavier
img2 > "The Forgettable Art Machine" de Matthias Oostrik (Países Baixos / Holanda) no Museumnacht Amsterdam. Cortesia do artista
“A computação quântica, uma revolução emergente no campo tecnológico, oferece um novo leque de possibilidades criativas para os artistas contemporâneos. Esta nova era permite a exploração de fronteiras inéditas através de uma nova formatação computacional que se constitui principalmente de sobreposição e emaranhamento quânticos, um novo campo de exploração para a ciência da computação, bem como para as artes em geral.” explicam Barreto e Perissinotto no texto curatorial da exposição.
Já a arte sintética é toda arte que é produzida pelas inteligências artificiais, somadas à criatividade dos artistas. Se a computação quântica é o início de uma revolução emergente, a inteligência artificial sintética já é uma revolução de fato. Podemos compará-la ao que aconteceu no passado à modernidade, onde os parâmetros artísticos e estéticos foram radicalmente modificados, produto dos artistas da época. A arte sintética trabalha com novas formas de criar e de produzir: imagens; filmes; roteiros; artes visuais; arquitetura; design; moda; e assim por diante. A inteligência e a criatividade permitem que a arte sintética surja através de: Stable Diffusion, Deforum, Dall-E, Midjourney, entre outros. Hoje os artistas, como um deus, indicam através de comandos falados ou escritos (prompts), aquilo que eles desejam realizar: “faça-se a luz” e a luz se fará. Para a exposição QUBIT AI trouxemos diversas formas da atual arte sintética.
img1 > "The Forgettable Art Machine" de Matthias Oostrik (Países Baixos / Holanda) na NOVA BIENAL RIO de arte e tecnologia. Cortesia do artista
img2 > "The Sea" de Paul Gründorfer & Leonhard Peschta (Áustria) na Ve.Sch Kunstverein. Fotografia: Martin Vesely
Um dos pioneiros a expor no Centro Cultural Fiesp a relação entre arte e tecnologia, o FILE chega a 25 anos e segue na busca por tendências e atualizações. Nesse ano vai proporcionar que nosso público tenha acesso a artistas que receberam influências da computação quântica e da inteligência artificial para suas criações artísticas. Com as rápidas transformações que recebemos dessas tecnologias, o FILE 2024 nos ajuda a refletir sobre os impactos que já podemos sentir e a prospectar o que virá no futuro.
Embarque em uma jornada visual no FILE LED SHOW 2024, uma colaboração entre o Curso de Artes Visuais da USP e os alunos do IED São Paulo. Sob a orientação da Dra. Silvia Laurentiz e Daniel Grizante essas criações inovadoras iluminam a fachada de LED da Fiesp, celebrando a arte em novas mídias e a interdisciplinaridade do design. Testemunhe o poder da colaboração universitária na vanguarda da expressão visual!
Descubra o poder da criatividade em movimento nos Workshops do FILE 2024!
De 3 a 6 de julho, junte-se a nós no mezanino do Centro Cultural Fiesp para explorar uma série de experiências únicas, das 10h às 22h. Desde interações corpo-som até a criação de mundos imaginários em computação gráfica, nossos workshops oferecem uma jornada diversificada através da interseção entre arte e tecnologia.
Inscreva-se gratuitamente e garanta seu lugar na vanguarda da inovação. Não perca esta oportunidade de aprender e experimentar com os melhores do campo. As inscrições são gratuitas e acontecem de 1º de junho a 1º de julho. Os workshops acontecerão na 1ª semana de julho de 2024.
APT.LAB
Daniela Gatti
Núcleo de Dança Redes e NICS Unicamp
Corpo sonoro: improvisação movimento, som e tecnologia – Brasil
Guilherme de Souza Vieira
Grupo Realidades (ECA-USP) - Olho de raio XYZ: introdução ao escaneamento 3D
Experimentações visuais com código – Brasil
Gustavo Sol
Dramaturgia digital: performatividade e neurocomputação com tecnologias de sensoriamento biométrico de baixo custo – Brasil
Introscopia
Criação de obras Interativas com confabulário – Brasil
Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313, Bela Vista
Período expositivo: 3 de julho a 25 de agosto de 2024 | Terça a domingo, das 10h às 20h.
Entrada gratuita - Confira mais detalhes ou acesse o site do FILE São Paulo 2024