A peça é baseada na suposta biografia de uma artista e convida o público a entrar dentro da cabeça dessa pessoa e conhecer suas memórias, sonhos, imaginário e projeções de futuros, percorrendo imagens recentes da história do Brasil e do mundo.
Por: Karina Costa, comunicação Sesi-SP
07/08/202410:57- atualizado às 10:52 em 11/11/2024
No dia 22 de agosto, às 20h, a companhia brasileira de teatro estreia “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]”, no Teatro do SESI-SP, um dos espaços mais pulsantes da Avenida Paulista. A peça foi criada pela companhia, num gesto coletivo com os artistas Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bianca Manicongo. O texto e direção geral são de Marcio Abreu, e a pesquisa e criação são assinadas por ele, ao lado de seus parceiros e núcleo criativo da companhia, os artistas Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria.
crédito: Nana Moraes
“AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]” dialoga com a obra de Anton Tchekhov, especialmente com seu texto seminal, “A Gaivota”, e dá sequência a uma das linhas de pesquisa da companhia brasileira de teatro, que reflete os tempos atuais a partir de diálogos inventivos com os clássicos. Durante o processo de criação, a partir da obra do autor russo, algumas indagações foram feitas para a constituição da dramaturgia, como: quais questões levantadas por Tchekhov atravessam o tempo e chegam até nós, hoje? E de que modo? Como expandir essas questões? E que formas são possíveis, hoje? Há formas novas, futuros possíveis?
Também foram tema de debate o valor da arte, para quem se produz e com quem; os tipos de espaços para se ocupar e construir; a forma como os jovens artistas encontram a própria voz na atualidade; e como se perceber artista na coletividade, com e para o público, em uma experiência viva, focada no agora.
crédito: Nana Moraes
A narrativa de “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]” é formada por diferentes elementos de diversos campos de memória dos artistas que a compõem. “O público é convidado a percorrer uma lógica de sonho ou de memória, não exatamente no sentido onírico, mas como a gente formula o pensamento, como a memória não tem só a ver com o passado, mas como é um campo ativo de produção de sentidos e de projeção para possíveis futuros”, explica Marcio Abreu.
A cena que abre o espetáculo, por exemplo, foi inspirada em uma experiência da atriz Renata Sorrah, na década de 1970, quando ela estava indo para o ensaio da célebre montagem de “A Gaivota”, da qual participou no Rio de Janeiro. Em outro estado de consciência, ela revê personagens de sua vida e de sua arte, atravessando o tempo e ressignificando suas existências, ao vivo, hoje.
A própria peça de Tchekhov também está presente de várias maneiras, seja de forma conceitual e reflexiva sobre as temáticas abordadas nela, seja com os próprios trechos reescritos. Nesta conjunção de memórias, o espetáculo se passa dentro da cabeça de uma artista. Da Renata, da Nina, da Bianca, da Bárbara, do Bolzan, do Rafael, de todos que criaram esse trabalho. Como se pudessem perceber outras consciências, outras subjetividades, coisas que são, e, de repente, já não são mais. Coisas que se revelam e desaparecem, algo que se vê e, de repente, já não está mais ou já não o é.
“Quando entramos na cabeça de alguém, no campo dinâmico de produção de memória, percebemos que a vida de um sujeito não é formada apenas por uma individualidade, mas por uma multidão de possibilidades de ser”, afirma o diretor. “É uma peça sobre estar vivo agora. É uma espécie de ensaio sobre vivências no tempo, sobre como colocar tempos múltiplos em relação, no presente. Os tempos – histórico, subjetivo, futuro e da memória – estão todos em convivência”.
Com uma equipe diversa de multiartistas e parceiros colaboradores da companhia em outros trabalhos, “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]” conta com instalação cenográfica e vídeos criados pelo premiado cineasta, artista visual e diretor Batman Zavereze; figurinos do estilista e criador Luís Cláudio Silva e seu Apartamento 03; música original do multi-instrumentista e diretor musical Felipe Storino; direção de movimento e criação da diretora, coreógrafa e bailarina Cristina Moura; fotografias e documentação sensível do projeto da artista Nana Moraes; e a assistência de direção e colaboração criativa do ator, bailarino e pesquisador Fábio Osório Monteiro.
crédito: Nana Moraes
Texto e direção geral: Marcio Abreu
Pesquisa e criação: Marcio Abreu, Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria
Elenco: Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bianca Manicongo
Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno
Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira
Direção musical e trilha sonora original: Felipe Storino
Direção de movimento e colaboração criativa: Cristina Moura
Assistência de direção e colaboração criativa: Fábio Osório Monteiro
Figurinos: Luís Cláudio Silva | Apartamento 03
Direção videográfica: Batman Zavareze
Cenografia: Batman Zavareze, João Boni, José Maria, Nadja Naira e Marcio Abreu
Assistente de arte: Gabriel Silveira
Edição de vídeo: João Oliveira
Captação das imagens para vídeos: Cacá Bernardes | Bruta Flor Filmes
Design de som: Chico Santarosa
Assistência de cenografia: Kauê Mar
Assistência e programação de luz: Denis Kageyama e Sibila Gomes
Técnica de vídeo, luz e programação videomapping: Michelle Bezerra
Técnica de luz e som: Dafne Rufino
Assistência de produção: Ará Silva e Jeniffer Rossetti
Cenotécnica: Sasso Campanaro, Alexander Peixoto, Douglas Caldas
Maquinista: Sasso Campanaro
Fotos: Nana Moraes
Programação visual: Pablito Kucarz e Miriam Fontoura
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Carina Bordalo
Criação e produção: companhia brasileira de teatro
O Teatro do SESI-SP, do Centro Cultural Fiesp, um importante equipamento cultural de São Paulo, celebra 60 anos de atividades em 2024. Ao longo dessas décadas, tem oferecido ao público uma programação gratuita, diversa e alinhada aos aspectos sociais e artísticos da contemporaneidade. Os espetáculos apresentados, assim como toda a programação cultural da instituição, são captados por meio de editais de chamamento lançados periodicamente, selecionando projetos artísticos de todo o território nacional e democratizando o acesso tanto aos artistas quanto ao público.
“AO VIVO [Dentro da Cabeça de alguém]” chega ao Teatro do SESI-SP trazendo duas alegrias: a companhia brasileira de teatro junto à atriz Renata Sorrah. A primeira se destaca pela trajetória de repertório brilhante e sua importância na construção da cena contemporânea brasileira, com um histórico de espetáculos impecáveis, tanto na estética como na contundência dos temas tratados. Na segunda, saudamos, com honra, a presença de Renata neste elenco, uma artista emblemática desde o seu reconhecimento na teledramaturgia, como na sua potência em cena, algo que precisa ser visto e admirado. Neste encontro de potência e excelência, o espetáculo se encontra com o texto de Anton Tchekhov para criar uma realidade ficcional, sensível, que convida a uma imersão no universo interno do ser e ao espaço coletivo social. “AO VIVO”, portanto, é o espetáculo certo para integrar a programação do Teatro do SESI-SP neste ano comemorativo. Com ele, o SESI-SP segue com o seu compromisso: oferecer, de forma gratuita, o que existe de mais relevante na produção teatral nacional.
De 22 de agosto a 1º de dezembro de 2024 | quinta a sábado, 20h; domingo, 19h
Não haverá espetáculo nos dias 30 de agosto, e em 21, 22, 23, 24 de novembro
Ingressos gratuitos liberados para reserva toda segunda-feira, a partir das 8h
Acessibilidade: Sessões com Libras e audiodescrição aos sábados e domingos
Teatro do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp)