As obras visuais e interativas podem ser vistas das 20h às 6 da manhã, na fachada do prédio da FIESP
Em 2012, numa iniciativa pioneira, foi inaugurada na fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP a Galeria de Arte Digital Sesi-SP. O edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, erguido em 1979, com imponente forma piramidal e localizado no principal corredor cultural de São Paulo, é um ícone da metrópole paulistana, agora ainda mais presente na paisagem noturna.
A fachada do prédio tornou-se a primeira galeria de arte a céu aberto da América Latina. Com consumo elétrico por hora de 4,5 kVA, o mesmo da média de apenas uma residência familiar, a plataforma eletrônica abriga 26 mil clusters de LED – sigla para light emitting diode –, que, juntos, formam um pixel. Essa cadeia elétrica possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores.
Desde sua estreia, a Galeria vem explorando diferentes aspectos e abordagens da arte digital por meio da realização de mostras organizadas pelo Centro Cultural Fiesp.
O formato a céu aberto e em espaço público permite abordar questões de interesse da cidade de uma maneira intuitiva e participativa, além de levantar discussões a respeito do impacto que uma grande metrópole exerce sobre a vida de seus moradores. Desse modo, é explorado o potencial de comunicação da arte digital em fachada multimídia.
A Galeria de Arte Digital Sesi-SP coloca São Paulo no mapa dos festivais de arte e tecnologia do mundo inteiro e na vanguarda das cidades que integram a cultura como parte de seu tecido urbano ao expor obras de artistas nacionais e internacionais criadas exclusivamente para a plataforma. Além disso, oferece oportunidade para a realização de parcerias entre artistas e coletivos de arte de diversos países, e proporciona o contato e o aperfeiçoamento no uso de novas ferramentas, aplicativos e jogos por meio de cursos e workshops gratuitos.