Formação de instrumentistas e acesso à música erudita
Fruto da parceria entre a Fundação Bachiana e o SESI-SP, a Bachiana Filarmônica SESI-SP conta com jovens talentos e músicos experientes e diversas idades, sob a direção artística do reconhecido mundialmente maestro João Carlos Martins.
Mantida pelo SESI-SP, a orquestra representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros, apresentando-se em cidades do interior do Estado, periferias das grandes cidades e em renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.
Dos 65 músicos da orquestra, 01 recebe bolsa-auxílio mirim, 14 recebem bolsa-auxílio jovem, 19 recebem bolsa-auxílio intermediário, e 31 recebem bolsa-auxílio sênior.
Desde o inicio de sua atividade, a orquestra já se apresentou em diversas cidades do interior de São Paulo, nas periferias dos grandes centros, em teatros pelo Brasil e em renomados templos da música mundial, como o Carnegie Hall, o Lincoln Center e o Metropolitan em Nova Iorque.
Diretor Artístico e Regente Titular
JOÃO CARLOS MARTINS
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins possui um nível raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.
Maestro
João Carlos Martins
Violinos
Violas
André Ferreira Rodrigues / Danielle Lima de Andrade Matos / Denise de Freitas Fukuda / Francisco Ederson Fernandes Pereira / Irina Matzen / Marcos Fukuda / Wallas da Silva Gonçalves Pena
Violoncelos
Alice Mayumi Ando Micheletti / Diego Francisco Araujo Gaigalas Mesquita / Fabrício Leandro Rodrigues / Franklin Martins Bonafe / Ricardo Massahaku Fukuda / Sergio Henrique Schreiber de Freitas
Contrabaixos
Ana Valéria Poles de Oliveira / Rafael Rodrigues da Silva / Sergio de Oliveira / Thiago Hessel de Paula
Clarinetes
Felipe Marcelino dos Reis / Leirson Corrêa Maciel / Wilquias Barros dos Santos
Flautas
Ana Maria Gaigalas Mesquita / Carlos Eduardo Gomes de Souza / Danilo Crispim Ferreira
Oboés
Gerson Quirino de Abreu / Lucas Sanches Ribeiro Crispim / Peter Hemsley Apps
Fagotes
Eliseu Silva Nascimento / Erick Yukio Ariga / Francisco de Assis Alves Formiga
Trompas
Douglas Rodrigo Bruno da Costa / José Costa Filho / Luiz Carlos Garcia Júnior / Thiago Ariel Moreira
Trompetes
Bruno Luiz Lourensetto / Bruno Souza dos Santos / Israel Santos Salomé
Trombones
Carlos Augusto Tadeu de Freitas / Juliana de Brum Villalba
Percussão
Daniel Dias de Lima / Natali Calandrin Martins
Tenor Solista
Jean William Silva
Pianista Mirim
Davi Campolongo