O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Paulo Skaf comemora vitória com campeões de robótica

Encontro reuniu 10 equipes de robótica do Ensino Fundamental do Sesi-SP e duas de Ensino Médio Articulado, Sesi-Senai. Oito times se preparam para disputar torneios internacionais nos meses de abril, maio e junho.

Encontro reuniu 10 equipes de robótica do Ensino Fundamental do Sesi-SP e duas de Ensino Médio Articulado, Sesi-Senai. Oito times se preparam para disputar torneios internacionais nos meses de abril, maio e junho.

 Por: Agência Indusnet Fiesp
22/03/201919:50- atualizado às 09:52 em 09/09/2019

Alex de Souza

Já é uma tradição. Após a conquista do torneio de robótica mais importante do Brasil, o First Lego League (FLL), realizado na última semana, no Rio de Janeiro, o presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, recebeu os competidores na tarde desta sexta-feira, 22/3, em São Paulo.

Participaram do encontro alunos do Sesi Jundiaí (Jedi’s), Araras (Los Atômicos), Americana (Red Rabbit), Bauru (X-Force), Barra Bonita (Biotech), Birigui (Big Bang), Ourinhos (Robotics School), Rio Claro (Thunderbóticos), Piracicaba (Discovery) e Sorocaba (Sorobóticos), todos do Ensino Fundamental e que disputaram a Etapa Nacional da FLL.

Além desses, estiveram na reunião as equipes Megazord, de Jundiaí, e Robonáticos, formadas por alunos do Ensino Médio Articulado do Sesi-SP com o Senai-SP. Eles participaram da First Robotics Competition, realizada em Nova York, no início do mês.

Paulo Skaf parabenizou os esforços das equipes e ressaltou a importância dos torneios internacionais para a formação dos estudantes. “Além de competir de igual para igual com equipes do mundo todo vocês, voltarão com mais conhecimento e enriquecimento cultural”, afirmou o presidente.

Os torneios internacionais dos quais o Sesi-SP participará serão realizados nos meses de abril, maio e junho. Disputarão o World Festival, em Houston, EUA, alunos do Sesi de Jundiaí, Americana e de Araras. Além dessas equipes, enfrentam a Categoria FRC o time Robonáticos, formado por alunos do Sesi Ipiranga e Senai do Brás, e a aluna Kherollyn Alencar, de Jundiaí. Para o Plan Ceibal International Open, no Uruguai, estão classificadas as equipes do Sesi de Barra Bonita, Bauru e Birigui. E competirá no Open International, na Turquia, o time do Sesi Ourinhos.

Na metodologia utilizada no Sesi-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da Ciência a fim de desmistificar o uso da tecnologia na vida moderna

Sobre o Torneio de Robótica 2019

A competição FIRST LEGO League foi criada em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

O tema da temporada 2018/2019, Em Órbita, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Com isso, eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Além do projeto, eles disputam em uma arena com robôs feitos pelos próprios alunos com peças de LEGO que simulam missões, como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita, por exemplo.

Para saber mais: www.facebook.com/roboticasesi

 

Leia também