O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Natação do Sesi-SP domina competições estaduais e nacionais do 1º semestre de 2023

Com resultados equipe figura em 2º lugar no Ranking Nacional de Clubes de Natação

Com resultados equipe figura em 2º lugar no Ranking Nacional de Clubes de Natação

 Por: Amanda Demétrio, Sesi-SP
13/07/202315:32- atualizado às 15:27 em 28/08/2023

As piscinas do Brasil ficaram pequenas para as equipes de natação do Sesi-SP. Nas principais competições da modalidade no 1º semestre, o time da indústria, pela primeira vez na sua história, conquistou o título de campeão estadual em todas as categorias de base: petiz, infantil e juvenil, e no cenário nacional, garantiu o primeiro lugar no pódio nas categorias infantil e juvenil. Com os resultados, atualmente o Sesi-SP aparece em 2º lugar no Ranking Nacional de Clubes de Natação de 2023 com 165 pontos, atrás apenas do Flamengo (175).

Criada em 2009, a equipe de natação do Sesi-SP iniciou com atletas de base na unidade da Vila Leopoldina. Nos anos seguintes o projeto expandiu para outras unidades do estado, chegou ao alto rendimento esportivo e de lá pra cá, a instituição conquistou títulos expressivos no cenário nacional e internacional, resultado de um trabalho de qualidade e excelência.

Somos uma equipe teoricamente nova na natação brasileira e mesmo assim já construímos um trabalho de resiliência dos atletas e treinadores, com todos trabalhando em busca da excelência. Temos um quadro de treinadores bem qualificados, tutores por categorias, rotina de reuniões e encontros para que todos se alinhem aos mesmos critérios para o desenvolvimento da modalidade. Claro que cada um atuando dentro das especificações da sua categoria”, comentou Fernando Vanzella, responsável técnico da natação do Sesi-SP.

Neste ano, de abril até a primeira semana de julho, foram convocados 160 atletas de 13 unidades do Sesi-SP para se juntarem ao time absoluto e representar a instituição em 10 campeonatos, entre Paulistas e Brasileiros. Ao todo, o grupo chegou na marca de 250 medalhas individuais, sendo 87 de ouro, 100 de prata e 63 de bronze. Já nos revezamentos foram 67 medalhas ao todo, 42 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. Entre os títulos estão: Pentacampeão Paulista Petiz de Inverno, Tricampeão Infantil e Tetracampeão Juvenil, no nacional, veio a conquista do bicampeonato Brasileiro Infantil de Inverno.

Esse time tem tomado cada vez mais corpo e vem fortalecendo seus resultados. Tivemos um aprimoramento técnico importante nos últimos anos, hoje temos performance e índices técnicos evidenciados nas competições e tudo isso faz parte de um trabalho completo que conseguimos desenvolver hoje na natação do Sesi-SP. O trabalho da equipe multidisciplinar alinhado com a detecção de talentos, em que monitoramos as jovens promessas desde a Liga Sesi-SP faz com que possamos chegar aos resultados que temos hoje”, explicou Vanzella.

Torneio Internacionais

No calendário internacional, a nadadora Julia Góes será a representante do Sesi-SP nas provas de 50 e 100m costas e revezamento 4x100m medley feminino no Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão, que acontece entre os dias 14 e 30 de julho. Nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, no início de agosto, Vinicius Assunção (200m livre, 4x100m e 4x200m livre), Matheus Gonche (100m e 200m borboleta e 4x100m medley) e Pedro Spajari (50m e 100m livre, e 4x100m livre e medley) serão o trio da indústria na seleção brasileira.

Em setembro, de 4 a 9, é a vez da Thaiana Amaral disputar o Mundial Junior de Natanya, em Israel nos 100m, 200m e 400m livre e revezamentos. E pra fechar, em outubro, acontece os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com a participação da Julia Goes (100m costas e 4x100m medley), Alexis Assunção (200m costas), Lorrane Cristina (50m livre) e Matheus Gonche (200m borboleta).

Com todo esse trabalho, estimamos que daqui 2 ou 3 anos tenhamos uma equipe júnior forte e competitiva, compondo ainda mais o grupo sênior. Acredito que para o próximo ciclo olímpico, 2028, vamos ter nomes dos nossos atletas, formados aqui, despontando na seleção brasileira”, finalizou Fernando Vanzella.

 


CONQUISTAS 1ºSEMESTRE:

 

  • Campeão do Sudeste Infantil e Juvenil de Inverno

  • Terceiro colocado no Paulista Júnior e Sênior

  • Tricampeão do Paulista Infantil de Inverno

  • Sexta colocação no Troféu Brasil de Natação

  • Tetracampeão do Paulista Juvenil de Inverno

  • Bicampeão do Brasileiro Infantil de Inverno

  • Pentacampeão do Paulista Petiz de Inverno

  • Campeão do Brasileiro Juvenil de Inverno

  • Quinta colocação no Brasileiro Júnior

  • Vice-campeão do Brasileiro Sênior de Inverno

Leia também