O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Atletas do Sesi-SP conquistam ouro e prata no Pan-Americano Sub 19 de Polo Aquático

Seleção brasileira masculina fica com o título ao vencer os Estados Unidos enquanto as meninas garantem a prata após disputa contra o Canadá

Seleção brasileira masculina fica com o título ao vencer os Estados Unidos enquanto as meninas garantem a prata após disputa contra o Canadá

 Por: Agência Indusnet Fiesp
16/07/201814:33- atualizado às 16:12 em 16/07/2018

Frutos da casa, oriundos dos programas Atleta do Futuro (PAF) e esporte escolar do Sesi-SP, os centros Julia Cardoso e Gabriel Bellio, o goleiro Matheus Junqueira e os marcadores Vinicius Pessin e Matheus Matheus Santana, além do técnico Thiago Batista, conquistaram neste domingo (15) o pódio do Campeonato Pan-Americano Sub 19 de Tampa, na Flórida representando a seleção brasileira.

Após seis dias de competições, os jovens talentos puderam soltar o grito e comemorar as grandes conquistas. Na disputa entre os homens, o Brasil mostrou crescimento e após superar adversários como Porto Rico, Argentina e Barbados na fase classificatória, voltou a encontrar os Estados Unidos, seleção que empatou na estreia da competição. No reencontro, agora na disputa da final, melhor para os brasileiros, que com três gols de diferença ficaram com o troféu de campeão.

“Os americanos estão muito próximos dos europeus, e com essa conquista nós percebemos que nós estamos evoluindo e seguindo no caminho certo. Isso dá uma grande motivação e incentivo para os garotos buscarem estarem cada vez mais evidentes neste cenário mundial”, comentou Thiago Batista, técnico da seleção brasileira e do Sesi-SP.

“Começamos um novo ciclo na seleção brasileira e essa foi a minha primeira competição como técnico da seleção júnior. Conseguimos, depois de muitos anos, realizar bons treinos e dar as melhores condições para os atletas. Viemos para esse Pan de olho em fazer um bom torneio e na classificação para o Mundial. Fizemos o grupo entender os propósitos, e durante a competição fomos crescendo, fazendo bons jogos e conseguindo uma classificação e título importante”.

Chegando na decisão após uma grande vitória contra a seleção americana por 6 a 5, as meninas do Brasil também mostraram crescimento dentro d’água, e mesmo três gols atrás do Canadá (12 a 9), ficando com a prata, comemoraram a posição com um ar de superação.

“Chegamos na Flórida com um grupo que já vinha jogando junto em outras competições internacionais e mesmo com algumas atletas novas conseguimos nos superar cada dia mais. A vitória sobre os EUA, um fato inédito, trouxe confiança e nos mostrou que estamos no caminho certo. A final não foi fácil, mas demos o máximo e mostramos que o Brasil tem potência para ir cada vez mais longe”, comentou Júlia Cardoso, que ainda ressaltou o quanto a competição irá contribuir para sua temporada no SESI-SP.

“Agora é voltar para casa e aproveitar toda essa experiência nova para melhorar ainda mais os meus treinos, além de passar todas essas informações para o grupo e ajudar ainda mais o SESI-SP. Temos que nos fortalecer mais para podermos fazer uma ótima campanha no segundo semestre”, finalizou.

 

O campeonato

O Brasil estreou com um empate e uma derrota no Campeonato Pan-Americano sub-19 de Polo Aquático. Nos jogos realizados no início da semana passada, em Clearwater, na Flórida, a seleção feminina foi derrotada pelo Canadá por um gol de diferença (7 a 8), marcado nos segundos finais do jogo, enquanto a masculina empatou com os Estados Unidos em 10 a 10. A frente do placar durante todo o jogo, os meninos do Brasil viram os americanos igualarem o marcador faltando nove segundos para o fim da partida.

Buscando a recuperação, depois de perder para o Canadá, a equipe feminina comandou todas as ações do jogo contra a Argentina e goleou por 20 a 4. Na partida dos homens, o Brasil também controlou o jogo, ditou o ritmo dentro da piscina e com placar elástico de 17 a 8 levou a melhor sobre a seleção de Porto Rico.

Na terceira rodada, veio um dos confrontos mais importantes para as brasileiras. O jogo contra os Estados Unidos marcou o crescimento e evolução das jovens atletas. Mais uma vez as meninas do Brasil lideraram o placar e cravaram a segunda vitória na competição por 6 a 5, o que as colocaram na semifinal. Entre os homens, invicto no torneio, o time masculino brasileiro manteve o bom aproveitamento e os placares elásticos e cravaram mais uma vitória importante, agora contra a Argentina por 17 a 4 e na sequência, ao vencerem o time de Barbados por 19 a 1, também seguiram para as semifinais.

Empolgadas com os feitos, as seleções do Brasil entraram na piscina no último sábado (14) com a missão de garantirem as vagas nas finais do Campeonato Pan-Americano sub-19 de Polo Aquático e conseguiram. No feminino, a seleção brasileira goleou Porto Rico por 20 a 10, seguindo para decisão contra o Canadá. Entre os homens, o Brasil reencontrou a Argentina, mais uma vez goleou ao marcar 17 a 5 e voltou a enfrentar os Estados Unidos, agora na final.

Leia também