O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Sedes

Quando foi criado, em junho de 1946, o Departamento Regional do Sesi em São Paulo não possuía sede própria e utilizava dependências instaladas em diferentes prédios: uma parte funcionava na rua Conselheiro Crispiniano, outra na Fiesp, então localizada na Rua 15 de novembro, nº 244, no centro da capital.

Pouco depois de sua criação, o interventor estadual Fernando Costa assinou ata de doação do terreno para construção do Palácio Mauá, localizado na então avenida de Irradiação (atual Viaduto Dona Paulina).

O lançamento da pedra fundamental da obra projetada pelo engenheiro e ex-prefeito de São Paulo, Francisco Prestes Maia, aconteceu em 19 de novembro de 1946.

Em janeiro de 1948, o Conselho Regional adquiriu alguns andares do edifício Thomas Edison na rua Bráulio Gomes, nº 60 para sediarem o Sesi. E, em 1º de junho de 1949, o Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) publicou ato dando nova denominação à rua Bráulio Gomes que passou a denominar-se Praça Dom José Gaspar. 

Em setembro de 1952 finalmente o Palácio Mauá ficou pronto para abrigar a Fiesp, o Ciesp e o Sesi, que ocupou os andares mais altos: no 10º, o Controle Central; no 11º, os Serviços Gerais; no 12º, Orientação Geral e Divulgação; no 13º, Presidência, Procuradoria, Inspetoria, Conselho Regional, Relações Públicas; no 14º, Educação Social; no 15º, Abastecimento e Assistência Social. A Divisão de Alimentação, contudo, permaneceu na Praça Dom José Gaspar.

Em 1967, um terreno na Avenida Paulista, 1313, foi adquirido para abrigar nova sede conjunta das três entidades. Um concurso público entre mais de cem escritórios arquitetônicos escolheu o projeto em forma de pirâmide de Rino Levi Arquitetos Associados Ltda. com quatro níveis de subsolo, dois pavimentos térreos e dezesseis andares.

As obras só tiveram início em agosto de 1970 e foram completadas pela Construtora Beter. Nove anos depois, em 27 de agosto de 1979, o prédio foi inaugurado pelo então presidente da Fiesp e do Conselho Regional do Sesi, Theobaldo De Nigris.

No início dos anos 1980, criou-se um Centro Administrativo no início da Rodovia Anhanguera, com 14 mil m² de área construída, onde se instalaram o Centro de Processamento de Dados, a Central de Abastecimento, o Almoxarifado Central, as Divisões de Abastecimento, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Orientação Social, Recursos Humanos, Administrativa e Financeira, Suprimentos e Patrimônio, Tesouraria e Procuradoria Jurídica, Engenharia, Planejamento e Desenvolvimento e Assessoria de Comunicações.


Em maio de 2000, os Conselhos Regionais do Sesi e do Senai de São Paulo aprovaram o modelo de gestão integrada a ser adotado pelas duas instituições, que implantou unicidade de comando, fundiu as áreas-meio e manteve independentes as áreas-fim. Em decorrência dessa proposta, escolheu-se o edifício da Avenida Paulista, 1313, para abrigar a nova unidade corporativa.

Leia também