O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Etiene Medeiros supera índice mundial no terceiro dia de José Finkel

Com o tempo de 25s95, nadadora do Sesi-SP estabelece um novo recorde de campeonato

Com o tempo de 25s95, nadadora do Sesi-SP estabelece um novo recorde de campeonato

 Por: Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp
26/08/201820:28- atualizado às 09:11 em 29/03/2019

O terceiro dia de provas do Troféu José Finkel de Natação começou frio do lado de fora, porém quente dentro do parque aquático do Esporte Clube Pinheiros. A expectativa e a adrenalina dos nadadores por resultados na competição, que é seletiva para o Mundial de Hangzhou, na China, agitaram a piscina na noite deste domingo (26). Etiene Medeiros, nadadora do Sesi-SP, baixou sua marca nos 50m costas e superou o índice exigido para a disputa do Mundial.

Após fazer 26s72 pela manhã, Etiene precisava baixar o seu tempo para 26s29, índice estabelecido para a disputa na China. Concentrada em todas as orientações passadas pelo técnico Fernando Vanzella, a nadadora caiu na piscina e fez a virada na frente com 12s66. Com o apoio dos companheiros de equipe, dos familiares e dos torcedores presentes, a brasileira acelerou as braçadas e com 25s95 fez o primeiro melhor tempo, baixando 0.77. Além de baixar o tempo do índice, ficar com a medalha de ouro no Finkel e estabelecer um novo recorde de campeonato, a pernambucana ainda igualou a sua marca com Katinka Hosszu e aparece empatada na primeira colocação mundial dos 50m costas.

“Esse tempo representa que eu estou de volta, para mim e para a natação brasileira. É muito confortante você nadar perto do seu melhor. Eu queria ter feito o índice, e acabei fazendo melhor do que planejei. Eu gosto disso aqui, da adrenalina, da emoção, da arquibancada cheia, fiquei muito feliz de ver todo mundo. É muito importante estar de volta, ainda mais conquistando o índice. Vou nadar amanhã os 100m costas e na terça os 50m livre bem mais aliviada, sem aquela pressão. Estou muito feliz, mas agora é tentar relaxar para seguir na competição”, comemorou Etiene Medeiros.

Braço direito e técnico do Sesi-SP, Fernando Vanzella também comemorou mais uma conquista da nadadora.

“A gente achava que nadar na casa dos 25 segundos já seria legal, que é um tempo para entrar no nível internacional, para ser competitiva, e ela foi muito bem. Estava se sentindo angustiada de ter passado por uma cirurgia, e agora ela veio aqui, retomou a sua credencial e vamos seguir fazendo nosso trabalho, agora de olho no Mundial”, finalizou.

A outra medalha da noite veio com Daynara de Paula, nos 100m livre. Pela manhã, a nadadora garantiu sua raia na disputa da final ao fazer o tempo de 54s49. À noite, Daynara baixou seu tempo, cravou 53s84 e ficou com a medalha de bronze. Manuella Lyrio, do Pinheiros, segunda colocada com 53s75 e Larissa Oliveira, também do Pinheiros, com o tempo de 52s45, completaram o pódio.  

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, que começou na última sexta-feira (24), vai até a próxima terça-feira, dia 28, na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. As provas de eliminação têm início às 9h30, e as finais são disputadas a partir das 17h30.

Leia também