O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Delegação paralímpica do Sesi-SP conta com o maior número de atletas convocados para o Parapan de Lima

Serão 17 nomes da indústria disputando cinco modalidades

Serão 17 nomes da indústria disputando cinco modalidades

 Por: Amanda Demétrio, Núcleo de Comunicação
21/08/201910:02- atualizado às 09:22 em 04/09/2019

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, estão iniciando e vão contar com 17 atletas do Sesi-SP vestindo a camisa do Brasil e disputando medalhas, maior grupo de nomes convocados entre as equipes. Em quase um mês de competições, o cenário esportivo contará com a participação de cerca de milhares atletas de diversos países em ação.

E o Sesi-SP tem um papel importante dentro deste cenário. Desenvolvendo 20 modalidades, sendo 14 olímpicas e 6 paralímpicas, além do trabalho com o programa Atleta do Futuro, a instituição é pioneira no trabalho de formação esportiva e na revelação de novos talentos para seleção brasileira.

Os Jogos Parapan-Americanos começam no dia 23 de agosto e seguem até 1º de setembro. E para Lima, o Brasil terá sua maior delegação de uma edição de Parapan-Americanos. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reuniu um grupo de 337 atletas, superando os 272 atletas de Toronto, maior número até então. E o Sesi-SP aparece como a equipe que mais teve atletas convocados.

Nomes como Evelyn Oliveira e Antônio Leme, da bocha paralímpica e Rogério Jr do parabadminton aparecem na lista que ainda conta com, Lucas de Sousa Lima do atletismo paralímpico, Josemarcio Souza, Ana Gabriely Brito, Gleyse Portioli e Victoria Amorim, do goalball, Daniel Yoshizawa, Fabricio da Silva, Lenadro Santos, Renato Leite, Wellington Platini, Edwarda Dias, Gizele Costa Dias, Laiana Batista e Nathalie Filomena do vôlei sentado. Além dos técnicos Diego Colletes (goaball), Celio César (vôlei masculino), Ana Carolina Lemos (bocha) e os calheiros Roberto Ferreira e Raquel Gonzaga.

E para 2019, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) definiu mais uma vez a meta de conquistar o lugar mais alto do pódio no quadro de medalhas. Nas últimas três edições do evento, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, a melhor campanha geral foi brasileira. De olho nessa meta, Evelyn Oliveira segue 100% focada para a missão.

"Foram muitas fases de treinamento com a seleção. Este será meu primeiro Parapan, estou ansiosa, mas me preparei bastante. Quando foram divulgadas as medalhas de Lima, imprimi fotos e coloquei também de plano de fundo do meu celular, para trabalhar o objetivo", disse a paulista campeã da bocha paralímpica em pares da classe BC3 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Enquanto uns estreiam no torneio, o Sesi-SP conta com a melhor levantadora das paralimpíadas, intitulada nos Jogos Rio 2016, Gizele da Costa Dias, seguindo para sua terceira participação em Parapan.

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 contará com aproximadamente 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para esta edição, o parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo também entram no calendário de provas.

Assim como no Pan, o Parapan também dará vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 em quatro modalidades: basquete em cadeira de rodas (os três primeiros no masculino e campeão e vice no feminino), rúgbi em cadeira de rodas (campeão), tênis em cadeira de rodas (uma vaga no feminino e uma no masculino) e vôlei sentado (os quatro primeiros do feminino e do masculino).

Divulgação Sesi-SP

 

Leia também