Menu Site
 Por: Núcleo de Comunicação da Divisão de Educação
17/11/2016 11:01 - atualizado às 15:57 em 05/06/2018

 

O Programa de Alfabetização Intensiva - PAI, equivalente aos primeiros anos do Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano), destina-se a jovens e adultos que não puderam iniciar ou concluir seus estudos em idade própria.

 

Não há necessidade de comprovação de escolaridade anterior. A idade mínima exigida para ingresso é de 14 (quatorze) anos.

 

A metodologia utilizada é específica do SESI-SP: valoriza a experiência de vida dos jovens e adultos, promove situações desafiadoras, forma leitores e produtores de textos, amplia as competências matemáticas, promove o resgate da autoestima e propicia sua participação efetiva na sociedade.

 

As aulas têm duração de duas horas e meia, de segunda a sexta-feira, e os estudantes frequentam o curso por 18 meses, em média. Entretanto, há possibilidade de customização do Programa, de acordo com as necessidades da empresa/ instituição contratante.

 

Os componentes curriculares trabalhados são Língua Portuguesa e Matemática.

 

A avaliação dos estudantes ocorre durante o processo de ensino e aprendizagem.

 

Ao término do Programa, o estudante recebe o certificado de conclusão equivalente aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Implantação:

 

Pode ocorrer durante o ano, exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro, nas Empresas, Associações, Comunidades e Prefeituras. A abertura de turmas poderá ser efetivada por meio da celebração de convênio com o SESI-SP.

 

Benefícios para as empresas que implantam o Programa:

 

Ampliação da motivação dos colaboradores, contribuindo para melhoria do clima organizacional.

 

Fortalecimento da imagem da empresa junto aos diferentes públicos no exercício da responsabilidade social.

 

Trabalhador melhor preparado para o desempenho de suas funções, potencializando as possibilidades de utilização de novas tecnologias; a diminuição do tempo para realização das tarefas, do desperdício de material, dos riscos de acidentes, da melhoria na capacidade de tomar decisões e produzir novas ideias.

 

Benefícios para os estudantes que participam do Programa:

 

Elevação da escolaridade potencializando as possibilidades de ascensão profissional e melhor competitividade.

 

Resgate da autoestima e crença na própria capacidade de aprendizagem.

 

Ampliação das possibilidades de enfrentar novos desafios e conquistas, assumindo novos paradigmas e posturas na sociedade.

 

Desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional.

 

Possibilidade de novas aprendizagens pelo domínio da leitura, escrita e cálculos, necessários para “compreensão do mundo”.

 

Ampliação da participação em diferentes práticas sociais.

 

Para mais informações, contate o SESI-SP nos telefones: (11) 3146-7372, com Maria Alcira ou (11) 3146-7316, com Rita Figueiredo ou envie e-mail para: inscricaoeja@sesisp.org.br