O que está buscando?
Portal Educa    MEU SESI - Entrar

Ensino Médio: Como Ingressar

As inscrições para ingresso de alunos novos para o ensino médio, na rede escolar SESI-SP, ocorrerão no período de 30/10 (às 8 horas) a 08/11/2018 (até as 13 horas) somente por meio do site: www.sesisp.org.br

  • Será desclassificado desse processo, a qualquer tempo, aquele que efetuar mais de uma inscrição para concorrer às vagas seja na mesma unidade escolar, seja em unidades escolares diferentes;
  • As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira e total responsabilidade dos pais ou responsáveis pelo candidato.

Para o 1º ano do ensino médio serão classificados, prioritariamente, os alunos da rede escolar SESI-SP concluintes do ensino fundamental, a partir da média obtida nas duas primeiras etapas do ano letivo em curso, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em unidades escolares que ministrem o 1º ano do ensino médio concorrerão, obrigatoriamente, às vagas existentes na unidade que estão matriculados.

Os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em unidades escolares que não ministrem o 1º ano do ensino médio poderão optar pela continuidade dos estudos na unidade de sua escolha e concorrerão às vagas remanescentes após o atendimento total dos alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental desta unidade.

Para as vagas do 2º ao 3º ano do ensino médio serão classificados, prioritariamente, os alunos matriculados na rede escolar SESI- SP, em processo de transferência, de acordo com a disponibilidade de vagas, observadas as seguintes prioridades:

  • Aluno matriculado na rede SESI-SP em outro município
  • Aluno matriculado na rede SESI-SP que tenha irmão matriculado na mesma unidade escolar
  • Aluno matriculado na rede SESI-SP impedido de frequentar a unidade escolar de origem por apresentar doença, plenamente justificada
  • Aluno matriculado na rede SESI-SP que resida próximo da unidade escolar de destino
  • Aluno matriculado na rede SESI-SP que não se enquadre nas prioridades acima

Haverá aplicação de provas na data preestabelecida no Cronograma de Inscrições e Matrícula - 2019, sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas.

Do 1º ao 3º ano do ensino médio concorrerão às vagas, em igualdade de condições, todos os inscritos: Beneficiário, Funcionário do SESI-SP, Funcionário do SENAI-SP, Funcionário da FIESP, CIESP e IRS e Não Beneficiário.

Em caso de empate, serão priorizados os inscritos que tenham irmão matriculado na mesma unidade escolar, desde que devidamente identificado no ato da inscrição. Persistindo o empate, será realizado sorteio público manual.

A matrícula será realizada em período preestabelecido no Cronograma de Inscrições e Matrícula - 2019. O responsável legal deverá comparecer à unidade escolar munido de documentos, original e cópia, exigidos para efetivação da matrícula:

  • Certidão de Nascimento e Cédula de Identidade – RG do candidato
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF do candidato
  • Declaração de Transferência/Escolaridade
  • Carteira Profissional do responsável legal, atualizada ou acompanhada de comprovante de atualização, quando necessário
  • Tutela, Guarda Definitiva ou Provisória em vigência, se for o caso
  • Carteira de Vacinação atualizada

Atenção: Caso os documentos não sejam apresentados no prazo estabelecido para matrícula ou estejam divergentes das informações prestadas no ato da inscrição, a matrícula não será efetivada.

O descumprimento do prazo estabelecido para matrícula significará que o responsável legal abdicou da vaga em caráter irrevogável.

Somente será efetivada a matrícula se não houver divergência entre o ano de escolaridade da inscrição e a documentação de escolaridade.

Se comprovada fraude na documentação apresentada, a matrícula será cancelada a qualquer época.

Nas Unidades em que não existirem vagas disponíveis para o ensino médio, desde que haja interesse e necessidade, o SESI-SP poderá, a seu critério, receber inscrições para formação de cadastro reserva de candidatos para esta modalidade de ensino. Neste caso os inscritos participarão das provas do processo seletivo e serão convocados para matricula de acordo com a classificação obtida, somente no momento do surgimento de vagas.

 

 

 

Cronograma de Inscrições e Matrícula - 2019

Educação Infantil / Ensino Fundamental / Ensino Médio


Divulgação do número provável de vagas¹

30/10/2018 - 8 horas

Período de inscrição on-line

30/10/2018 - 8 horas
a 08/11/2018 - 13 horas
Beneficiários, Funcionário SESI-SP, Funcionário SENAI-SP, Funcionários FIESP, CIESP, IRS e Não Beneficiários²

Divulgação da lista de inscritos por categoria para sorteio eletrônico

09/11/2018 – 14 horas

Sorteio eletrônico público (na unidade escolar)

13/11/2018 – 09 horas

Divulgação da relação de classificados para matrícula e entrega da relação de documentos necessários para a matrícula ao representante legal, ou a um representante maior de idade, do candidato contemplado com a vaga.

13/11/2018

Período para entrega de documentos dos candidatos classificados na educação infantil e no 1º ano do ensino fundamental e efetivação da matrícula³

14 a 27/11/2018

Aplicação das provas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio

02/12/2018

Divulgação da lista dos candidatos classificados no Processo Seletivo e dos documentos para matrícula 

04/01/2019

Período de entrega de documentos dos candidatos classificados do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio para efetivação da matrícula4 

07 a 16/01/2019

Período de matrícula dos alunos transferidos da rede SESI-SP que solicitaram mudança de unidade

03 a 16/01/2019

 

Notas:

¹O número de vagas poderá sofrer alteração em decorrência do número de alunos retidos ao término do ano letivo de 2018.
² Categoria “Não Beneficiários” somente para as vagas disponíveis na educação infantil, 1º ano do ensino fundamental e ensino médio.
³ Os candidatos classificados para matrícula (sorteados, alunos concluintes da fase V do CEI 36 – Campo de Marte ou por outras condições) que não comparecerem para efetivação da matrícula perderão o direito à vaga, em caráter irrevogável, abrindo possibilidade da matrícula a suplentes.
4 Os candidatos classificados para matricula, que não comparecerem para efetivação da matricula, perderão o direito à vaga, em caráter irrevogável.

 

 

Mais informações sobre o processo de inscrições para 2019

Central de Atendimento:
Capital/Grande São Paulo/Celular: 11 3322-0050 ou 11 3181-9179
Interior (tel. fixo): 0800-55-1000

 

Leia também