O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Um dos brinquedos óticos mais populares, o caleidoscópio, é reinventado como obra interativa na Galeria de Arte Digital

 Por: Núcleo de Comunicação
02/08/201914:54- atualizado às 12:13 em 07/10/2019

Caleidoscópio Pré-Colombiano é uma obra interativa criada com elementos gráficos extraídos de padrões encontrados em tecidos e peças de cerâmica da América Latina Pré-Colombiana. O público poderá interagir com as imagens utilizando um tablet, alterando suas cores, velocidade de movimento e trocando os elementos gráficos utilizados.

Este projeto faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo artista nos últimos anos, que tem como objetivo explorar e atualizar os padrões desenvolvidos pelos povos pré-colombianos, conscientizando o público da sua riqueza e da possibilidade deles ainda darem origem a trabalhos novos e atuais. Suas características visuais são próximas de muitas das imagens digitais geradas no século XX, principalmente dos gráficos dos primeiros videogames. É possível encontrar personagens e tabuleiros de jogos perfeitos em meio aos tecidos pré-colombianos, por exemplo.

 

O Artista:

Andrei Thomaz é artista visual e programador. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. Entre os prêmios e editais pelos quais foi contemplado, encontram-se a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014; #1 C.LAB – Blau Projects, com curadoria de Douglas Negrisoli, 2014; Edital de Estímulo à Produção Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG 2012; Prêmio de Ocupação dos Espaços da Funarte 2010, junto com Daniel Escobar e Marina Camargo; Edital do Centro Cultural Banco do Norteste 2010; 63 Salão Paranaense, 2009; Prêmio Atos Visuais, 2007; Prêmio FIAT Mostra Brasil, 2006. Participou de festivais como Videobrasil (2011), FILE (diversas edições) e outros. Como sócio da produtora Mandelbrot, atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos. Vive e trabalha em São Paulo, SP.

 

SERVIÇO
de 15 de agosto a 1º de setembro
interação disponível de quinta a domingo, das 19h às 21h30 | exibição de vídeo todos os dias, das 19h às 6h

 

Leia também