O que está buscando?
MEU SESI - Entrar

Artista multimídia explora arquiteturas impossíveis em fotografias da paisagem de SP

Com enfoque em intervenções urbanas, a artista multimídia explora arquiteturas impossíveis, por meio de espelhamentos e distorções digitais em fotografias da paisagem de São Paulo.

Com enfoque em intervenções urbanas, a artista multimídia explora arquiteturas impossíveis, por meio de espelhamentos e distorções digitais em fotografias da paisagem de São Paulo.

 Por: Núcleo de Comunicação
05/02/201910:26- atualizado às 13:49 em 21/02/2019

Em sua série Fakescapes, Giovanna Graziosi Casimiro explora a arquitetura de São Paulo utilizando ferramentas digitais na construção de imagens que discutem a convergência entre o território físico e o informacional. Trata-se de uma reflexão poética sobre as paisagens digitais urbanas, produzidas e expostas virtualmente, que conversam com os espaços físicos da cidade. Como parte da pesquisa, Giovanna experimenta a postagem destas imagens em redes sociais (Instagram / @fakescapes) desde 2017, associando-as a lugares fictícios e brincando com a veracidade das informações online, em uma espécie de estudo do comportamento dos usuários. Ao discutir a obsessão pelo registro e as postagens geolocalizadas em tempo real, suas ações associam imagens a lugares falsos a afirmar paisagens impossíveis não apenas pelas suas distorções visuais, mas pelo modo como são significadas na rede.

A obra é construída a partir de registros fotográficos urbanos com uma estética própria pertinente à série Fakescapes. A animação exposta na Galeria de Arte Digital é um fragmento do projeto artístico, apresentando uma compilação desta série e reexpondo as “arquiteturas impossíveis” sobre a superfícies da cidade propriamente dita.

Giovanna Graziosi Casimiro

Galeria de Arte Digital

Fachada do Edifício FIESP/SESI-SP de 7 a 24 de fevereiro, todos os dias, das 20h às 6h

 

Fotografia: Álvaro Grave

Leia também