Menu Site
Curadoria:
O Educativo do Centro Cultural Fiesp oferece oficinas, visitas temáticas, jogos com arte e vivências elaboradas a partir das exposições em cartaz, com a proposta de ampliar o diálogo, estimular a reflexão e exercitar a criatividade.

(entrada gratuita)

O Que Encontramos no Fundo do Mar?
Renan Reis Braz e Tamara Faifman
Galeria de Fotos e Sala do Educativo

3 e 4 de agosto
sábado e domingo, 17h

Através de um exercício de imaginação, o visitante será convidado a criar um animal marinho, a partir das imagens da exposição Da Indonésia a Amazônia, mesclando com outro repertório pesquisado pelos educadores, como o livro Animalario Universal del Professor Revillod, onde os animais são compostos por partes de diversas criações, uma junção de três animais diferentes originando um único espécime. O participante é estimulado a criar um animal marinho a partir de sua imaginação e referências mostradas e propor uma reflexão sobre esse novo ser, o que ele faria na natureza? Como o meio ambiente atual interfere no comportamento deste novo animal e de seu criador?

Vagas: 10
Faixa etária: livre
Duração: 120 minutos


Visita Patrimonial Expandida
Luiz Fernando de Souza
Centro Cultural Fiesp

4, 18 e 25 de agosto
domingo, 14h

A visita abrangerá as diferentes vocações que a Avenida Paulista teve ao longo dos tempos: de lugar de passagem rumo zona sul e litoral, passando pelo período dos casarões erigidos pela elite cafeeira, até chegar no momento da construção do edifício Fiesp/SESI no final dos anos 70. Uma vez dentro do prédio, serão discutidas suas características com foco na construção e memória do Centro Cultural FIESP.

Vagas: 15
Faixa etária: a partir de 14 anos
Duração: 90 minutos
Ponto de encontro: Chapelaria


Ateliê da Escrita – Construa Seu Personagem
Daniela Rezende
Sala do Educativo

10 de agosto
sábado, 17h

Atividade de construção e de elaboração de novos personagens ficcionais em obras e universos narrativos já existentes, destinada ao público infantil e relacionada ao universo criado por Maurício de Sousa. A pergunta-ação que norteia esta oficina é: qual personagem, que ainda não existe na Turma da Mônica, que você gostaria de criar e ler no universo dos gibis? Sendo uma atividade mais livre, a ideia é construir o novo personagem no papel – utilizando essencialmente a escrita, mas empregando também técnicas outras, tais como o desenho, a colagem, etc. –, pensando em quem ele é, o que ele faz, como ele se relaciona com os outros seres já existentes naquele universo ficcional, como seria a sua aparência e assim por diante.

Vagas: 10
Faixa etária: a partir de 7 anos
Duração: 90 minutos


Oficina de Mangá – Criação de Personagens
Patrícia Araújo e Luiz Fernando de Souza
Sala do Educativo

14 de agosto
quarta, 14h

A proposta da oficina de desenho é propor a criação de personagens através da arte de fazer mangá, as histórias em quadrinho japonês, e que serviu de inspiração para o Estúdio Maurício de Sousa criar a “Turma da Mônica Jovem”.

Vagas: 10
Faixa etária: a partir de 10 anos
Duração: 120 minutos


Vivência Além do Gibi - Universo Caipira
Emily Castro
Sala do Educativo

17 de agosto
sábado, 17h

Apresentar ao público a multiplicidade cultural, por meio dos personagens de Mauricio de Sousa e de suas turmas. Refletir acerca de práticas educativas lúdicas (brincadeiras, ladainhas. loas) a importância da ressignificação de expressões culturais regionais, de sua importância na cultura da infância e na ludicidade exposta pelo desenhista.

Vagas: 10
Faixa etária: Livre
Duração: 90 minutos


Grafia Luminosa
Tamara Faifman e Renan Reis Braz
Sala do Educativo

18 e 25 de agosto
domingo, 17h

Explorando a linguagem fotográfica, a oficina propõe ao visitante retratar-se através da criação de uma light painting, onde poderá conhecer sobre a técnica do desenho luminoso e refletir sobre a composição fotográfica criada com as luzes conduzidas pelo movimento.

Vagas: 10
Faixa etária: livre
Duração: 120 minutos
Pré-Requisito: Celular com lanterna


Oficina de HQ
Ingrid Rocha, Jefferson Lopes e Claudia Ferreira
Sala do Educativo

21 e 28 de agosto
quarta, 14h

A atividade propõe criar coletivamente uma história em quadrinhos, pensando na importância do processo criativo.

Vagas: 10
Faixa etária: a partir de 7 anos
Duração: 90 minutos


Vivência Além do Gibi - Universo Indígena
Emily Castro
Sala do Educativo

24 de agosto
sábado, 17h

Nesta atividade, o intuito é explorar o universo indígena e suas influências na criação de Mauricio de Sousa, com muita música e dança dos primeiros habitantes do Brasil.

Vagas: 10
Faixa etária: Livre
Duração: 90 minutos


Não é necessário inscrição prévia. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis no site www.centroculturalfiesp.com.br

Artista: Educativo do Centro Cultural Fiesp

Conheça a programação em sua região

de 06 de agosto - até 31 de agosto
Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira, Sábado das 10:00 às 22:00
Domingo das 10:00 às 20:00