Menu Site
Curadoria:
Performance questiona o recurso do blackface, largamente empregado por atores brancos no passado e na atualidade para representar negros

As fotografias apresentadas na mostra registram uma performance realizada pela artista em São Paulo, na rua Oscar Freire, por onde ela caminhou com o rosto pintado de branco e uma peruca loira. Assim como uma consumidora típica do local, ela olhou vitrines de lojas, entrou em algumas delas e parou para degustar um café e observar o movimento das pessoas. O trabalho coloca em discussão o padrão de beleza caucasiano e nórdico adotado pela sociedade brasileira, ainda que metade de sua população se autodeclare afrodescendente, e traz à tona as históricas e hoje esquecidas tentativas de branqueamento da população.

Performance, registro fotográfico


Artista: Renata Felinto
A artista Renata Felinto (1978) é bacharel, mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011 atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Publicou e organizou diversos artigos e livros; planejou e ministrou cursos, eventos e palestras; organizou e participou de exposições. Desenvolve instalações e objetos e trabalhos em fotografia, pintura e desenho. Expôs no Brasil e no exterior; em 2012 recebeu o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares pelo desenvolvimento da série Afro Retratos.

Conheça a programação em sua região

de 09 de outubro - até 25 de novembro
Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira das 12:00 às 19:00
Sábado, Domingo, Feriado das 09:00 às 17:00